A Garota da Capa Vermelha

images

Título: A Garota da Capa Vermelha
Autor(a): Sarah Blakley Cartwright
Editora: ID
Pág: 364

Quem afinal é este lobo, que encara Valerie nos olhos e nada faz contra ela? São mais de 300 páginas de suspense, onde a autora conseguiu, de verdade, me envolver.

O clássico conto da Chapeuzinho Vermelho vem num formato mais adulto, mas sem o erotismo que pairam nas readaptações de hoje em dia.

A história se passa numa aldeia, é narrada em terceira pessoa e dá a ênfase necessária aos sentimentos de cada personagem.

De início, as coisas me pareceram meio confusas, os cenários mudavam “do nada” e isso fazia com que eu me perdesse (principalmente nas páginas em que a avó aparecia).

O suspense em volta da figura do lobo, que na verdade é um lobisomem, foi, na minha opinião, bem construído.

– O verdadeiro assassino poderia ser seu vizinho. Seu melhor amigo. Até mesmo sua mulher.

Em meio a uma aventura de adolescentes, Lucie, a Irmã mais velha de Valerie é atacada e morta pelo lobo, quebrando a paz entre humanos e a espécie que há anos pairava na aldeia.

Isso acontece logo após Valerie reencontrar Peter, seu amigo de infância (que havia ido embora acusado de e seu pai estarem envolvidos na morte da mãe de Henry, que não foi muito esclarecida), que a fez em poucas linhas descobrir a paixão. Ao mesmo tempo, a personagem precisou viver o drama de descobrir que estava noiva de Henry, garoto popular e disputado, amado e não correspondido por sua irmã Lucie e que venerava Valerie.

Logo Valerie sentiu mãos anônimas interferindo na sua presença diante da irmça morta. Não podia largá-la, pois não sabia se sua irmã já havia deixado o corpo; não tinha certeza da velocidade em que a partida acontecia. Teve de ser leva a força do lugar, com seus joelhos manchados de marrom da terra, sangue e solo invernal, e as lágrimas escorrendo pelo seu rosto. Enquanto era afastada, a primeira neve da estação começou a cair. O inverno chegara mais cedo.

Muitos segredos são revelados envolvendo vários personagens. Todos poderiam ser o lobo, e Valerie desconfiava da maioria deles: Peter, Henry, sua mãe, a avó. Um ataque coletivo e previsível durante a história mostrou que ela podia encará-lo, ouvi-lo, entendê-lo, e ainda por cima, que o lobo a queria.

A capa vermelha, tradicional no conto de fadas, Valerie ganha da avó (meio bruxa que vive na floresta), assim que Lucie morre. Ela havia feito a capa para presenteá-la em seu casamento com Henry (todos já sabiam do noivado, menos a noiva). Pelo que percebi, era comum o uso de capas, por causa do inverno, mas a de Valerie era diferente, vermelha como sangue. No final, eles usam a capa como referência para tratá-la também como bruxa, mas é algo muito superficial, até então ela só servia mesmo pra identificar que ela era a Chapeuzinho Vermelho.

Preferi ler o livro antes de ver o filme, como de praxe. Devorei as 100 últimas páginas enlouquecidamente para conseguir descobrir quem era o lobo e uma questão me decepcionou no final, o fato de, o último capítulo estar disponível no site da editora e não impresso junto à obra. Esta questão me faz analisar o livro como nota 8 (numa linha de 1 a 10).

Anúncios

4 comentários sobre “A Garota da Capa Vermelha

    1. hahaha eu não gostei da revelação, na verdade… acho que eu esperava muito que fossem outras pessoas e aquilo não teve muito haver, Luci morrer assim, vítima desta pessoa… Não consegui digerir muito bem. Obrigada pela visita. *-*

      Curtir

    1. Acredita que ainda não vi o filme? Na verdade existe uma história de o livro ter surgido do filme, e ambos foram lançados praticamente juntos… o fato de o último capítulo ter sido colocado apenas no site é justamente para divulgar o filme… e a sinopse na verdade é um resumo do filme e tudo mais (um rolo). Muito bom tê-la aqui. Volte sempre.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s